[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*
Nos dias 21 e 22 de fevereiro os arqueólogos da A Lasca estarão no município de Suzano para realizar estudos arqueológicos. Paralelamente, serão distribuídos folhetos explicativos em aparelhos culturais, tais como, museus, escolas, teatros, bibliotecas, etc., para informar à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.
Essas ações de esclarecimento e extroversão integram o projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do empreendimento minerário Itaquareia (Unidade 8), que será executado numa área próxima à Estrada do Areião. A autorização para a execução dos estudos arqueológicos foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13/02/2017, por meio da Portaria n.º 7/2017.
No município de Suzano já foram encontrados, ao menos, dois sítios arqueológicos, são eles:
Sítio Arqueológico Suzano 01
É um sítio arqueológico histórico onde foram registradas a presença de fragmentos cerâmicos e carvão. Este sítio foi identificado durante o Levantamento Arqueológico para a Regularização do Oleoduto OSRIO e do Gasoduto GASPAL, entre os municípios de Taubaté e Mauá, SP (2006) e
Sítio Arqueológico Taiaçupeba Açu 1
Este sítio arqueológico foi destruído pela ação antrópica via maquinário de empresa de mineração. Na área foram encontrados testemunhos arqueológicos numa área de, aproximadamente, 10.000 metros quadrados (100 m x 100 m) durante o Programa de Prospecção Arqueológica e de Educação Patrimonial nas áreas de ampliação da Represa de Taiaçupeba – SPAT.
Fonte: Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA/Iphan
A quem comunicar caso encontrem vestígios arqueológicos na cidade:
Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo
Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913
Para saber mais:
Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial
ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.