[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*
No dia 7 de abril os educadores patrimoniais da A Lasca estarão no município de São José do Rio Preto (SP) para realizar atividades de esclarecimento à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos. Serão distribuídos folhetos explicativos em aparelhos culturais, tais como, museus, escolas, teatros, bibliotecas, etc.
Essas ações de esclarecimento e extroversão integram o projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do Loteamento Parque Residencial Dignidade, empreendimento imobiliário localizado no município.

Estação ferroviária de São José do Rio Preto, possivelmente nos anos 1950
(Cessão Nelson Ozanic de Araujo – Disponível em http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/sjriopreto.htm)
Ainda não há registros de sítios arqueológicos em São José do Rio Preto no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA), banco de dados mantido e atualizado pelo Iphan. Porém, alguns bens recentes também interessam ao estudo arqueológico.
Os bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar que são importantes para o grupo que vive ali. Por exemplo, a Estação Ferroviária da cidade é um bem cultural inscrito pelo Iphan na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário. A fábrica da Swift Armour também é um bem cultural da cidade tombado pelo Condephaat, órgão de proteção ao patrimônio cultural paulista.
Além dos bens reconhecidos e protegidos, há outros que são representativos das comunidades, ou do próprio município, como uma igreja, uma antiga árvore, uma coleção arqueológica, as festas religiosas, etc.
A participação da população local no cuidado com os sítios arqueológicos é fundamental.
A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:
Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo
Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913
Para saber mais:
Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial
* ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.
[…] ano, nossa equipe esteve na cidade realizando atividades de esclarecimento como essas devido a outro projeto na cidade. Na ocasião, foram distribuídos informativos nos seguintes locais: Secretaria […]
CurtirCurtir