[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*
Durante a semana passada, arqueólogos da A Lasca estiveram em Iperó (SP) para realizar estudos de campo. Em seguida, no dia 6/11, foram entregues folhetos explicativos no Departamento Municipal de Cultura para distribuição nos espaços culturais da cidade, com o objetivo de informar à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.
Essas ações de esclarecimento e extroversão integram o projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Residencial Real Esplanada, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, próximo do Jardim Santa Cruz. Esse estudo foi autorizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio da Portaria n.º 56 de 02/10/2017.
Por que são necessários esses estudos?
Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico durante a implantação de atividades e empreendimento potencialmente modificadoras do meio ambiente.
Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.
Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são forma de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.
Bens culturais
Bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar e que são importantes para o grupo de pessoas que ali vivem. Iperó possui um bem tombado, isto é, protegido por lei pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat:
- Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema

Mais informações podem ser obtidas no portal Infopatrimônio, com dados do Condephaat.
Há também bens culturais protegidos por lei municipal, como por exemplo, a Igreja de São Jorge e a Estação Ferroviária de Iperó.

Além disso, há outras referências culturais representativas para a população local, entre elas estão a Festa de Santo Antônio e a Tropeada.
Você sabia que na sua cidade há sítios arqueológicos?
Constam no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, banco de dados mantido e atualizado pelo Iphan, três sítios arqueológicos já registrados em Iperó:
Sítio Arqueológico Abrigo das Abelhas – abrigo sob rocha, com ocorrência de materiais lítico e cerâmico, sinalações rupestres e fogueiras.
Sítio Arqueológico Afonso Sardinha – sítio histórico (séculos 16 a 19), Real Fábrica de Ferro de Varnhagen (1815) e Fazenda Ipanema.
Sítio Arqueológico Abrigo da Lavra – Abrigo sob rocha, com ocorrência de sinalações rupestres e material lítico.
A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:
Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo
Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913
Para saber mais:
Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial
* ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.