Estudos arqueológicos em Itirapina

[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*

Arqueólogos da A Lasca estiveram em Itirapina (SP) para realizar estudos de campo. Nesse período, foram entregues folhetos explicativos no Espaço Cultural Casa Guariento para distribuição à população, com o objetivo de informar sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.

Essas ações de esclarecimento e extroversão integram o projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área do Loteamento Postal do Sol, localizado no cruzamento da Estrada Itirapina-São Paulo com a Estrada para Graúna. Esse estudo foi autorizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio da Portaria n.º 15 de 19/03/2018.

Por que são necessários esses estudos?

Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico durante a implantação de atividades e empreendimento potencialmente modificadoras do meio ambiente.

Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.

Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são forma de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.

Bens culturais

Bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar e que são importantes para o grupo de pessoas que ali vivem. Itirapina não possui bens tombados, isto é, protegidos por lei. Contudo, há na cidade outras referências culturais representativas para a população local, tais como:

  • Coreto da Praça da Matriz
p_1497379017
(Foto disponível em: http://www.guiadoturismobrasil.com).
  • Espaço Cultural Casa Guariento
guariento
(Foto: Portal da Prefeitura de Itirapina).
  • Morro do Fogão
morro-do-fogao-itirapina1
(Foto disponível em: www.guiadoturismobrasil.com).
  • Cachoeira do Saltão

p_1497379283
(Foto disponível em: www.guiadoturismobrasil.com).

Veja também:

Sítios arqueológicos na região

No município de Itirapina há registro de três sítios arqueológicos no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, banco de dados mantido e atualizado pelo Iphan. São eles:

Sítio Arqueológico Água Ronca – sítio litocerâmico com componentes em solo recente, material em rocha polida e lascada, pontas de projétil e cerâmica Guarani,  (classificação provisória do pesquisador).

Sítio Arqueológico Itirapina – sítio cerâmico (Guarani).

Sítio Arqueológico Barcciotti – sítio lítico (arenito preponderante), a céu aberto, com componentes em solo recente (classificação provisória do pesquisador).

A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:

Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo
Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913
Para saber mais:
Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial

* ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s