Estudos Arqueológicos em Castro

[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*

No mês passado, arqueólogos da A Lasca estiveram em Castro (PR) para realizar estudos de campo. Nesse período, foram entregues folhetos explicativos na Casa de Cultura Emília Erichsen para distribuição à população e na Sede da Fazenda Guapiara direcionado aos seus moradores com o objetivo de informar sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.

Essas ações de esclarecimento e extroversão integram o projeto de  Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do – Subgrupo VII.1: Subestação
230/138 kV Castro Norte
localizada na Rodovia Guataçara Borba Carneiro, na zona
rural. Esse estudos foi autorizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio da Portaria n.º 43 de 24/07/2018.

Por que são necessários esses estudos?

Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico durante a implantação de atividades e empreendimento potencialmente modificadoras do meio ambiente.

Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.

Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são forma de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.

Bens culturais

Bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar e que são importantes para o grupo de pessoas que ali vivem. Castro possui 8 bens tombados, isto é, protegidos por lei pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná – CEPHA. entre os quais estão:

  • Fazenda Capão Alto
cst2-080f
  • Museu do Tropeiro

cst2-063f

  • Casa situada na Praça Getúlio Vargas, n.º 6

cst2-078f

Imagens: CEPHA.

(http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br)

Você sabia que na sua cidade há sítios arqueológicos?

No Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA/IPHAN não há sítios arqueológicos registrados no município de Castro. Porém, pesquisas arqueológicas desenvolvidas no âmbito do licenciamento ambiental resultaram na identificação de, ao menos, 15 sítios arqueológicos, entre os quais:

  • Sítio Arqueológico LT Castro ST02 – Sítio com concentrações cerâmicas a céu aberto, em profundidade, relacionado às tradições Taquara-Itararé e Neobrasileira.
  • Sítio Arqueológico São Thomé – Sítio com vestígios líticos (material lascado em rocha) e concentrações cerâmicas, a céu aberto, em superfície e profundidade, relacionado às Tradições Itararé Taquara/Tupiguarani.
  • Sítio Arqueológico Monteiro – Vestígios materiais associados a um momento histórico mais recente: diversos fragmentos de vasilhas e panelas cerâmicas, de
    louças e de vidros.
A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:

Superintendência do Iphan no Paraná
Telefone: (41) 3264-7971 / e-mail: iphan-pr@iphan.gov.br
Para saber mais:
Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial

* ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s