Novos estudos em Pradópolis

[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*

Arqueólogos da A Lasca estarão em Pradópolis (SP) para realizar estudos de campo. Nesse período, serão distribuídos folhetos explicativos na Biblioteca e Casa da Cultura Municipal de Pradópolis para informar à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.

Essas ações de esclarecimento integram o projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do loteamento Parque dos Pássaros II. Esse estudo foi autorizado pelo IPHAN, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio da Portaria n.º 77 de 17/12/2018.

Por que são necessários esses estudos?

Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico durante a implantação de empreendimentos.

Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.

Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são uma forma de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.

Bens culturais

Bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar e que são importantes para o grupo de pessoas que ali vivem. O município de Pradópolis não possui bens tombado a nível federal, isto é, protegidos por lei pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Porém, Pradópolis possui outras referências culturais importantes para sua história e população:

  • Estação Ferroviária de Pradópolis (atualmente desativada)
  • Fazenda São Martinho: antiga fazenda de café, que deu origem a antiga vila de Pradópolis

O Arquivo Público do Estado de São Paulo possui alguns documentos cartográficos do município, tais como esta planta da Villa Nova de Pradópolis:

br_apesp_igc_igg_car_i_p_0174_001_001

Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Sítios arqueológicos na região

Em Pradópolis não há registro de sítios arqueológicos no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, banco de dados mantido e atualizado pelo Iphan, apesar de o município já ter recebido, ao menos, três pesquisas autorizadas pelo Iphan, entre elas, uma realizada pelos arqueólogos da A lasca em 2018 .

Além disso a região onde está localizada Pradópolis é considerada uma área de ocupação humana antiga com registros de ocorrências e sítios arqueológicos em municípios próximos, tais como:

• Em Taquaritinga, o Sítio arqueológico Taquaritinga I – sítio lítico (material lascado em rocha), do período pré-colonial, ou seja, antes da chegada dos portugueses.
• Em Guapiaçu, o Sítio arqueológico Turvo – sítio lítico pré-colonial, representado por material lítico lascado.
• Em Igarapava, o Sítio arqueológico São Francisco – sítio pré-colonial, com vestígios cerâmicos e lascas de arenito e ágata, além de um” almofariz” (espécie
de pilão).
• Em Rincão, o Sítio arqueológico Fazenda Bom Retiro – sítio cerâmico (presença de vestígios em cerâmica) associado à tradição arqueológica Tupiguarani.
•Em Luís Antônio, os Sítios arqueológicos Monjolo, Córrego do Canavial, Ribeira
e Bom Retiro – sítios cerâmicos associados à tradição Tupiguarani.

 

A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:

Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo
Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913
Para saber mais:
Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial

* ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s