[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*
Arqueólogos da A Lasca estarão em Barretos (SP) para realizar estudos de campo. Nesse período, serão distribuídos folhetos explicativos para informar à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos.
Essas ações de esclarecimento integram os projetos:
- Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do loteamento Jardim Anastácio III;
- Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do loteamento Jardim Anastácio IV.
Esses estudos foram autorizados pelo Iphan, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio das Portarias n.º 21 de 06/04/2020 e n.º 24 de 20/04/2020.
Por que são necessários esses estudos?
Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico durante a implantação de empreendimentos.
Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.
Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são uma forma de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.
Vista parcial da cidade de Barretos, tirada da estação, 1952.
Fonte: Acervo Iconográfco do Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo
Bens culturais
Bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar e que são importantes para o grupo de pessoas que ali vivem. O município de Barretos possui um bem tombado, isto é, protegido por lei pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat:
Para além dos bens culturais tombados, há por certo, muitos outros que são representativos para a população local, por exemplo:
- Praça da Primavera
Fonte: Portal de Turismo da Prefeitura de Barretos
Sítios arqueológicos
Segundo Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, banco de dados mantido e atualizado pelo Iphan, em Barretos, estão registrados 8 sítios arqueológicos:
Sítio arqueológico Córrego do Capim I: Sítio multicomponencial, lito-cerâmico pré-colonial Tupiguarani e histórico.
Sítio arqueológico Córrego do Capim II: Sítio lítico pré-colonial a céu aberto.
Sítio arqueológico São José I: Sítio histórico do Sec. XIX e XX.
Sítio arqueológico Santa Helena III: Sítio lítico pré-colonial localizado na Fazenda Santa Helena.
Sítio arqueológico Ribeirão das Pitangueiras: Sítio lítico pré-colonial, representado por lascas, lascas de retoque e raspador lateral de arenito silicificado.
Sítio arqueológico Rio Grande – Sítio lito-cerâmico pré-colonial situado na margem direita de afluente do rio Grande.
Sítio arqueológico Colina I – Sítio lito-cerâmico associado à tradição Tupiguarani.
A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:
Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo
Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913
Para saber mais:
Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial
* ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.