[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*
Arqueólogos da A Lasca estarão em São João do Piauí (PI) para realizar estudos de campo. Nesse período, serão distribuídos folhetos digitais explicativos para informar à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos.
Essas ações de esclarecimento integram o projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação das UFVs Celeo São João do Piauí VII, VIII, XI, X, XI e XII. Esse estudo foi autorizado pelo Iphan, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio da Portaria nº 42 de 29/06/2020.
Por que são necessários esses estudos?
Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico durante a implantação de empreendimentos.
Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.
Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são uma forma de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.
Bens culturais
Bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar e que são importantes para o grupo de pessoas que ali vivem. Em São João do Piauí há bens culturais imateriais registrados e em processo de registro, isto é, protegidos por lei pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan:
- Ofício de Mestre e Roda de Capoeira;
- Matrizes do Forró.
Há ainda referências culturais que são significativas para a comunidade local:
- Festa do Vaqueiro;
- Modo de Fazer Farinha;


- Praça da Igreja Matriz São João Batista.

Sítios arqueológicos
Em São João do Piauí há registro de cinco sítios arqueológicos no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, banco de dados mantido pelo Iphan:
Sítio arqueológico Oficina Litica do Monte Orebe – Sítio a céu aberto com artefatos líticos (material lascado em rocha), blocos e seixos rolados.
Sítio arqueológico Lagoa do Boqueirão – Sítio pré-colonial cujos materiais arqueológicos eram compostos por núcleos sobre seixos de quartzo com marcas de utilização e almofarizes em arenito.
Sítio arqueológico SJMI 01 Materialidade In Situ – Sítio arqueológico com presença de material lítico lascado, cujo principal matéria-prima são seixos de arenito trazidos ao local.
Sítio arqueológico SJMI 02 Materialidade In Situ – Sítio arqueológico com presença de material lítico lascado, cujo principal matéria-prima são seixos de arenito provenientes de uma antiga calha de rio.
Sítio arqueológico SJMI 03 Materialidade In Situ – Sítio arqueológico com presença de material lítico lascado, cujo principal matéria-prima são seixos de arenito provenientes de uma antiga calha de rio.
A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:
Superintendência do Iphan no Estado do Piauí
Telefone: (86) 3221-1404
Para saber mais:
Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial
ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.