Resultados dos Estudos Arqueológicos em Campinas – SP

O entendimento expresso pelo IPHAN quando da emissão do termo de Referência foi o de que o empreendimento se enquadrava no nível III,  “de média e alta interferência sobre as condições vigentes do solo, grandes áreas de intervenção, com limitada ou inexistente flexibilidade para alterações de localização e traçado”. Esse enquadramento ensejou a submissão de um projeto de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, conforme o disposto nos arts. 18, 19 e 20 da Instrução Normativa n.º 1/2015.

A execução das atividades previstas no projeto de pesquisa, além de tentar encontrar, delimitar e quantificar os eventuais sítios e ocorrências arqueológicas existentes na ADA do empreendimento, também buscou identificar, caracterizar e avaliar o grau de conservação / de afetação dos bens arqueológicos que eventualmente pudessem subsistir no terreno e nas imediações.

No desenvolvimento dos trabalhos de campo, foram propostas atividades de caminhamento, abordagens oportunísticas e prospecção intensiva de subsuperfície. Na execução das atividades de campo, todos os 21 poços-teste projetados em gabinete foram escavados. Destaca-se que esses procedimentos não resultaram na identificação de qualquer vestígio arqueológico nos limites da área do empreendimento.

Em relação às ações de esclarecimento, a parceria com a Diretoria de Ensino Região Campinas Oeste teve efeito positivo, uma vez que, a partir dessa, será possível disseminar na comunidade do entorno do empreendimento informações pertinentes ao estudo. Nesse sentido, espera-se que os interlocutores abordados possam envolver e instigar outros interlocutores, seja no compartilhamento do material informativo digital, e / ou na divulgação da existência do conteúdo digital específico no Facebook e blog da A Lasca Arqueologia.

FOTOS DO CAMPO

O processo completo pode ser consultado no Sistema Eletrônico de Informações – SEI do Iphan.

Acesse aqui mais informações sobre o contexto da pesquisa e o conhecimento arqueológico em Campinas.


Deixe um comentário