Estudos Arqueológicos em Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Igarapé Grande e São Luís Gonzaga do Maranhão

[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*

Os Arqueólogos da A Lasca Arqueologia estiveram nos municípios de Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Igarapé Grande e São Luís Gonzaga do Maranhão (MA), para realizar os estudos arqueológicos referentes ao projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do Projeto de Produção e Escoamento de Gás Natural do Campo de Gavião Tesoura (GVTE), autorizados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio da Portaria nº 53, de 17/08/2020.

Paralelamente, em parceria com a Unidade Regional de Educação Pedreiras e Bacabal, serão difundidos, por meio dos seus canais de comunicação, o material explicativo digital – Por que o Patrimônio Cultural é tão importante? – para informar à comunidade escolar e local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.

Por que são necessários esses estudos?

Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios, como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico, durante a implantação de atividades e empreendimento potencialmente modificadoras do meio ambiente.

Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.

Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são formas de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.

Informações sobre a região

A área de estudo se localiza na bacia hidrográfica do rio Mearim, com relevos que se alternam entre o Planalto de Itapecuru, ao sul e a superfície Sub Litorânea do Bacabal, ao norte. Pesquisas na região apontam para a ocupação indígena Guajajara, povos de língua pertencente à família tupi-guarani, que ainda são encontrados na região.

Sítios Arqueológicos

Algumas pesquisas arqueológicas já foram feitas nos municípios, mas ainda não há registro de sítios arqueológicos no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, banco de dados mantido e atualizado pelo IPHAN.

Os municípios limítrofes, São João do Soter, Buriti Bravo, Santa Filomena e Peritó apresentam, juntos, um total de seis sítios arqueológicos. São eles: os sítios Chapadinha e Morro Verde, com raspadores, blocos, perfuradores e lascas em lítico (em pedra); o sítio histórico Santa Helena, que apresenta fragmentos de louça, cerâmica e metal; e os sítios Peritó II e III, com vestígios de material cerâmico.

Galeria das Fotos de Campo

Para saber mais

Ouça nosso podcast: Em Campo com A Lasca Arqueologia


A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:

Superintendência do Iphan no Estado do Maranhão

Telefone: (98) 3231-1388

E-mail: iphan-ma@iphan.gov.br

Para saber mais:

Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial

ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.

Deixe um comentário