O empreendimento, de acordo com o IPHAN, se enquadra no Nível III “de média e alta interferência sobre as condições vigentes do solo, grandes áreas de intervenção, com limitada ou inexistente flexibilidade para alterações de localização e traçado”, o que faz com que seja necessário um projeto de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico conforme disposto nos artigos 18, 19 e 20 da Instrução Normativa n.º 001/2015.
A pesquisa é feita para identificar se há a presença de vestígios arqueológicos, buscando, assim, delimitar, quantificar, caracterizar e avaliar o impacto do empreendimento. Foram realizadas atividades de caminhamentos extensivos, percorrendo a pé a área diretamente afetada (ADA) do estudo, combinados a abordagens oportunísticas; e a prospecção intensiva de subsuperfície, com a escavação de 21 sondagens de até 1m de profundidade. Entretanto, a execução dessas propostas não resultou na identificação de qualquer vestígio arqueológico na área do empreendimento.
O processo completo pode ser consultado no Sistema Eletrônico de Informações – SEI do Iphan.
Acesse aqui mais informações sobre o contexto da pesquisa e o conhecimento arqueológico em Americana.
[…] mais informações sobre a pesquisa desenvolvida pelo projeto Loteamento Residencial Jardim Olho D’Água e seus resultados na aba Projetos deste […]
CurtirCurtir