Essa Mostra Educativa integra as ações do Programa Integrado de Educação Patrimonial do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico (PGPA), na área de implantação das Linhas de Transmissão do Sistema Gralha Azul, nos municípios de Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Pinhão, Cruz Machado, União da Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul, Carambeí e Castro – PR.
Reservamos o espaço abaixo para que você possa compartilhar sua experiência com a gente. Lembrando que, por meio do QR Code, você pode compartilhar a exposição com a sua família.
Os primeiros vestígios da ocupação humana no Paraná datam de 12.000 anos e se referem a grupos caçadores-coletores nômades, que baseavam a sua alimentação na caça, pesca e coleta de frutos, raízes e mel, como também das populações horticultoras-ceramistas, que apareceram por volta de 3.000 anos atrás e formavam grandes aldeias.
A Mostra Educativa aborda a riqueza arqueológica da região, apresentando aspectos dos trabalhos dos arqueólogos nos sítios em salvamento pelo Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico (PGPA), na área de implantação da Linha de Transmissão do Sistema Gralha Azul, e alguns dos vestígios identificados e relativos aos povos caçadores-coletores, como furadores, batedores, raspadores, lâminas de machado e pontas de projéteis, e de povos horticultores-ceramistas, de ocupação mais recente, com o aparecimento de fragmentos cerâmicos.
Destaca a metodologia e os procedimentos do trabalho arqueológico, chamando à atenção para a importante ação de todos os trabalhadores do projeto no cumprimento do dever de proteger o Patrimônio Cultural Arqueológico existente na área. Agora, conte para a gente como foi trabalhar nesse projeto.
