Novos Estudos Arqueológicos em Avaré

[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*

Arqueólogos da A Lasca Arqueologia estiveram em Avaré (SP), para realizar os estudos de campo referentes ao Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico do Loteamento Marina Iguaçuautorizados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão do Governo Federal responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, por meio da Portaria nº 16, de 28/03/2022.

Paralelamente, em parceria com a aparelhos educativos e culturais, será difundido, por meio dos seus canais de comunicação, o material informativo digital – Por que o Patrimônio Cultural é tão importante? – para informar à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.

Estudos anteriores em Avaré

Outros estudos também já foram realizados em Avaré:

  • Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico do Loteamento Brisas Avaré. Autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por meio da Portaria Nº 44, de 19/07/2021;
  • Projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação dos dispositivos D01 a D09 das obras de duplicação da SP-255 – km 179+600 ao km 237+430 – Igaraçu do Tietê – São Manuel km 192+000 ao km 237+430, nos municípios de Igaraçu do Tietê, Avaré, Botucatu, Pratânia e São Manuel, autorizado pelo IPHAN por meio da Portaria nº 53, de 17/08/2020;
  • Projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de remoção de cascalho para refeiçoamento de vias de acesso no DNPM nº 820.461/2017 – Eucatex Imobiliária Ltda, autorizado por meio da Portaria nº 42, de 29/06/2020;
  • Projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de remoção de cascalho para refeiçoamento de vias de acesso no DNPM nº 820.461/2017 – Eucatex Imobiliária Ltda – área Liberdade, nos municípios de Avaré e Itatinga, autorizado por meio da Portaria nº 09, de 10/02/2020;
  • Projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de remoção de cascalho para refeiçoamento de vias de acesso no DNPM nº 820.462/2017 – Eucatex Imobiliária Ltda – área Santa Irene, nos municípios de Avaré e Itatinga, autorizado por meio da Portaria nº 09, de 10/02/2020.

Por que são necessários esses estudos?

Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios, como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico, durante a implantação de atividades e empreendimento potencialmente modificadoras do meio ambiente.

Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.

Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são formas de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.

Informações sobre a região 

A área do estudo faz limite com Paraná, nas proximidades da bacia hidrográfica do Médio Paranapanema, com significativo atrativo para a ocupação humana em tempos pretéritos. Os estudos arqueológicos no Estado de São Paulo falam em dois períodos distintos: um primeiro, mais antigo, de grupos caçadores-coletores, que realizavam a coleta de vegetais, a pesca e a caça, como atividades econômicas predominantes, associados às Tradições: Umbu, com vestígios de pequenas peças líticas (em pedra), como raspadores, furadores, talhadores e lâminas de machado, polidas e finamente trabalhadas; e Humaitá, com produções mais robustas, feitas com blocos ou seixos. Já no segundo período, um pouco mais recente, de grupos horticultores-ceramistas, há registros das Tradições Tupiguarani, com produção de cerâmicas de base arredondada pintadas em preto e vermelho sobre engobo branco; e Itararé, com vasilhames pequenos, em coloração escura, com paredes finas e bem alisadas. Um elemento característico desse grupo são as casas subterrâneas, muito profundas e de formato circular.

Bens culturais  

Bens culturais são elementos representativos da história e da cultura de um lugar e que são importantes para o grupo de pessoas que ali vivem. O município de Avaré possui três bens tombados, isto é, protegidos por lei pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat. São eles:

  • Conjunto da Estação Ferroviária de Avaré;
Fonte: Condephaat
  • E.E. Matilde Vieira;
Fonte: Condephaat
  • Fórum de Avaré.
Fonte: Condephaat

Sítios Arqueológicos

Algumas pesquisas arqueológicas já foram feitas em Avaré. No Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA, banco de dados mantido e atualizado pelo IPHAN, há registro do sítio Avaré, associado a aldeias ceramistas horticultoras.

Galeria das fotos de campo

  • Loteamento Brisas Avaré
  • Loteamento Marina Iguaçu;

A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:

Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo

Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913

Para saber mais:

Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial

ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELA A LASCA ARQUEOLOGIA PARA ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL, EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s